segunda-feira, 16 de maio de 2011

E-Dicionário de Termos Literários

"O projecto de um E-Dicionário de Termos Literários pretende recolher o maior número possível de termos técnicos em uso nas teorias da literatura, na crítica literária, nos textos académicos, nas bibliografias específicas dos estudos literários e culturais.
Possui uma base terminológica de cerca de 1700 entradas, incluindo remissões, e abrange um elevado número de termos actuais e mesmo não dicionarizados ainda em nenhuma outra língua. Inclui também muitos termos estrangeiros que fazem parte da linguagem técnica da literatura, que no mundo lusófono se utilizam de forma variada.
Pobre do dicionário que nasça e viva sem discussão, pobre do dicionário que nasça perfeito, pobre do dicionário que não provoque diferentes leituras e, sobretudo, que não fique aberto a correcções e averbamentos. Conscientes destas fraquezas quase naturais num projecto desta envergadura, só com a leitura viva, crítica e construtiva de todos aqueles que o consultarem poderemos, gradualmente, ir aperfeiçoando a base terminológica. 
A existência desta obra deve-se à solidariedade científica de todos os colaboradores e à convicção de quem acredita que é possível ir juntando ordeiramente ideias ao longo de vários anos, arrumando-as em estantes de palavras, ensaiando cada palavra até lhe encontrar um lugar digno, limpando-lhes o pó das dúvidas que todos os dias se acumulam, até ao dia em que a biblioteca electrónica de palavras ganha um rosto a que se chama, provisoriamente, e-dicionário.
Este projecto de investigação produzido por uma equipa de mais de cem professores e investigadores portugueses e brasileiros, foi iniciado em 1997 e evoluiu, a partir de 2005, para esta edição electrónica, ainda em construção, sob a coordenação de Carlos Ceia, professor e investigador da Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. "


Carlos Ceia 

Quer saber mais? 
Acesse : http://www.fcsh.unl.pt/invest/edtl/index.htm



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.