Fórum de Estágio 2012.1










O Fórum de Estágios da Licenciatura em Linguagem e Comunicação, UFPR - Setor Litoral -  será  um espaço em que @s envolvid@s no estágio - escolas cedentes e universidade - poderão dialogar sobre esse importante momento da formação d@ docente de língua materna e estrangeiras. As mesas de discussão e a exposição dos projetos já realizados trarão a possibilidade de refletir sobre o estágio supervisionado, sua importância, caminhos percorridos e perspectivas a partir de diferentes olhares. 


CRONOGRAMA
LOCAL
28/05
Segunda-Feira
18:30 – 19:00
Credenciamento
Sala do Conselho
19:00 –  19:15
Abertura do Evento
19:15 - 20:45
Palestra “O Papel do Estágio Obrigatório na Formação do Licenciado”, com a Professora Dra. Taís Moura Tavares ¹
20:45 - 21:00
Coffee-break
21:00 – 22:30
Sessão de painéis – Apresentação de Banners
Salas de aula a definir
Encerramento das atividades do dia
Atividade cultural
29/05
Segunda-Feira
19:00 – 20:45
Sessão de painéis – Apresentação de Banners
Salas de aula a definir
20:45 - 21:00
Coffee-break
Sala do Conselho
21:00 – 22:30
Mesa redonda “As Experiências de Estágio obrigatório nas licenciaturas”, com a professora Dra. Juslaine Abreu-Nogueira²
e Professora Dra. Elisiane Tiepolo³
Encerramento das atividades do dia
Atividade cultural

Curriculum Lattes


1 -  Tais Moura Tavares - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Paraná, do Departamento de Planejamento e Administração Escolar e pertence ao Núcelo de Política, Gestão e Financiamento da Educação-NuPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão educacional, sistema municipal de educação, ensino medio e sistema estadual de ensino.

2- Juslaine Abreu-Nogueira - É graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), especialista em Literatura e Ensino pela mesma Universidade (2001), mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná. Suas atividades estão voltadas para a área dos Estudos do Discurso e da Educação, perseguindo os seguintes temas: Discurso, Corpo, Produção de Subjetividades, Escola, Infância e Poder. Atualmente é professora Assistente A na Universidade Estadual do Paraná - campus de Paranaguá - Fafipar (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá) e Pesquisadora do Laboratório de Investigações sobre Corpo, Gênero e Subjetividade em Educação LABIN-CGS (Universidade Federal do Paraná - UFPR).


3 - Elisiane Tiepolo - Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1996). Professora da UFPR Litoral. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura Infanto-Juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização jovens e adultos, metodologia ensino língua portuguesa, ensino literatura, ensino língua portuguesa e literatura e escolarização de jovens e adultos.


NORMAS PARA INSCRIÇÃO NO EVENTO


Estudante de LinCom, sua participação é obrigatória. Sua inscrição deve ser efetuada até o dia 25 de maio de 2012 (sexta-feira) através do e-mail forumestagio2012@gmail.com. Para fazer sua inscrição copie e  cole no e-mail a ficha abaixo, com todos os campos preenchidos:

FICHA DE INSCRIÇÃO
FÓRUM DE ESTÁGIO LINCOM 2012
NOME:
GLR:
TURMA:
E-MAIL:
TELEFONE:
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM BANNER? (RESPONDA SIM OU NÃO)

Para a realização do Coffee-Break estamos arrecadando a quantia simbólica de R$ 5,00 (Cinco Reais) dos participantes do evento (Docentes e Discentes). Discentes: esse valor deve ser entregue ao representante da sua turma.  Docente: procure a Organização Geral do evento.


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO

Resumos que podem ser submetidos:
Resumos que tenha como temática as experiências dos estágios obrigatórios.


Resumos que NÃO serão aceitos.
Resumos fora do padrão deste edital. Ex: fora do prazo, caracteres acima dos valores estabelecidos, resumos fora da temática do evento.


Cronograma de submissão de resumos.
Início: 11/05/2012
Término: 24/05/2012 até ás 17:00 Horas


Normas para envio de resumos:
Envie seu resumo em anexo, no formato word ou Br. Office, para o e-mail: forumestagio2012@gmail.com, seguindo as instruções abaixo:


Campos e limites do resumo


Título
160 caracteres no máximo (contando espaços) - escrever com letras maiúsculas (exceto nomes científicos de espécies , que também devem  estar em itálico).

Síntese
Breve descrição do resumo, com até 400 caracteres (contando espaços), para ser divulgada com a programação online da Sessão de Pôsteres, no caso de aceite do resumo.

Autores
No máximo 2 autores. Nome completo dos autores, curso e ano.

Introdução
No máximo 1000 caracteres (contando espaços). Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho, justificativa/ relevância da pesquisa.

Métodos
No máximo 1000 caracteres (contando espaços). Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a  análise estatística empregada.

Resultados e  Discussão
No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrição e discussão dos resultados obtidos.

Conclusões
No máximo 600 caracteres (contando espaços). Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos
objetivos da pesquisa.

Referências
No máximo 400 caracteres (contando espaços).

Palavras-chave
Informar 3 palavras-chave, com até 60 caracteres cada (com espaços).





Exemplo (fictício) de resumo


Experiência Educacional na Escola Estadual Professora Tereza da Silva Ramos em Matinhos, Litoral do Paraná.

Síntese: Neste espaço deverá constar uma breve descrição do trabalho, para ser divulgada com a programação do evento, caso o resumo seja aceito. Deve ser mais completo que o título, por isso distinto.

INTRODUÇÃO
Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância do estágio. Não esquecer de incluir ano do estágio, período em que estava quando realizou o estágio.

MÉTODOS
Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias; sujeitos participantes, documentos; equipamentos, ambientes; etc.) incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Descrição e discussão dos resultados obtidos.

CONCLUSÕES
Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.

REFERÊNCIAS
Relatar as referências utilizadas para a confecção do trabalho.

Palavras-chave:
Educação
Escolas Públicas
Ação Docente


O aceite de resumo:

O aceite do resumo só será enviado após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.
A confirmação de aceite do resumo será feita através do e-mail que foi enviado o resumo.