segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Nunca é tarde para gostar de ler



Muitos professores brasileiros não tiveram a chance de construir uma história como leitores de literatura. Mas sempre é tempo de criar o hábito de leitura e também inspirar seus alunos

Você terminou de ler um romance. Chega à escola e corre para compartilhar a experiência com os colegas. Fala sobre os conflitos do personagem (sem entregar o fim da história, é claro) e comenta que já viveu vários dos questionamentos narrados na história - razão pela qual a trama prendeu a atenção do começo ao fim. Outro professor aproveita para dizer que já leu algo do mesmo autor - e a conversa continua, animada, até a hora de a aula começar.

"Um mesmo livro nunca é o mesmo para duas pessoas", já disse o poeta Ferreira Gullar. Essa experiência, ao mesmo tempo pessoal e coletiva, é tão rica porque nos permite entrar em contato com uma realidade diferente da nossa - e, graças a isso, (re)construir nossa própria história dia após dia.

Porém a realidade de grande parte dos docentes brasileiros está bem longe disso. Muitos não tiveram acesso a obras literárias em casa nem construíram práticas sociais de leitura (na Educação Básica e nos cursos de graduação universitária). "O professor médio brasileiro do ensino público teve pouco acesso e estímulo a ler. Por isso, conhece poucas obras de literatura contemporânea e clássica", afirma Zoara Failla, gerente executiva de projetos do Instituto Pró-Livro. Então, o que fazer para transformar essa pessoa que tem pouca familiaridade com a literatura em um agente disseminador de boas práticas leitoras? O mais importante é saber que nunca é tarde para se deixar encantar pela literatura e começar uma trajetória como leitor - ou, quem sabe, ampliar ainda mais os conhecimentos sobre os livros. Vamos nessa?

POR QUE LER
O leitor literário lê por razões variadas: rir, refletir, investigar, relembrar, chorar e até sentir medo. Lê porque mergulha no que autores e personagens pensam e sentem - no passado, presente ou futuro, em lugares distantes ou que nem sequer existem. Lê porque as narrativas literárias o ajudam a refletir sobre a vida e a construir significados para ela.

10 comentários:

Emanuelle Kassab disse...

É muito importante que o hábito da leitura seja incentivado desde cedo, filhos que teem pais leitores se familiarizam com este universo.Mas em sua maioria não é isso que acontece. Nós do curso de Linguagem e Comunicação, futuros professores, temos que mergulhar na leitura, pois assim como disse o texo, os professores podem inspirar os alunos e nunca é tarde para se aprender a gostar de ler.

Emanuelle
graduanda de LinCom

Anônimo disse...

O grande problema no ensino da literatura nas escolas públicas tanto de ensino fundamental e médio é que quantidade considerável das obras são de leitura difícil e enfadonha. Os estudantes são estimulados a serem leitores no sentido compensatório, apenas para conseguirem nota suficiente para poderem passar de ano.

Leane

Unknown disse...

na minha opiniao ,o salario dos professores é pouco ,pelas dificuldades que eles passam na sala de aula ,falta de respeito dos alunos,escolas precarias ,etc.

Anônimo disse...

em breve, release sobre o brasil profissionalizado.
Marin.

Andressa disse...

O que esta faltando aos professores e estimulo (R$), professores, bem renumerados, são profissionais, satsfeitos...

rafael walter disse...

o livro é a viagem em mãos
o companheiro de todas as horas
de quando não se tem um centavo no bolso

o livro é curtição, o livro é informação,
o livro é vivo, o livro é prazer,
o livro é construção, o livro é lazer.



"Bendito,bendito é aquele que semeia livros.

livros a mão cheia e manda o povo pensar;

o livro caindo na alma,

é germe que faz a palma,

é chuva que faz o mar."



(Castro Alves)

Anônimo disse...

Concordo com você Rafael, através de um livro podemos viajar, sonhar, viver...

Emanuelle

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom diante da carência que temos na disponibilade de obras literárias ofertadas pelo governo público.
A leitura torna-se para o aluno e professor algo de difícil acesso e como consequência desse fato temos as famosas aulas de "classes literárias" (Parnasianismo,Romantismo...), contendo apenas os resunmos das obras.Mas esse não é um dos fatores mais relevantes,mais sim o analfabetismo funcional que é um dos fatores que encontramos ainda na formação básica do aluno, levando-o mais tarde sentir dificuldade na criação do hábtio da leitura.
Para que se incentive leitores no Brasil hoje acredito na necessidade de ampliação de investimento tanto na biblioteca públicas ou de escolas, quanto na própria alfabetização do indivíduo.
E assim vivenciar as viagens por uma história, cultura que um bom livro nos proporciona.

elisiani disse...

adorei o poema do rafael, até pq concordo que o dinheiro não é impedimento para a leitura. Temos muitos livros semeados por aí: a maioria das escolas tem biblioteca e até no 1,99 tem livro! Em Matinhos tem um sebo superlegal que quase ninguém frequenta. E o mesmo acadêmico q gasta 5 reais numa bobagem qqer não gasta com livros...

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