sábado, 11 de setembro de 2010

Enquete: exigência para o uso de ilustrações em livros didáticos

O PNLD (Programa Nacional de Livros Didáticos) promove uma rigorosa avaliação dos livros a serem adotados nas escolas públicas. Dentre os vários critérios de avaliação, exige que “as ilustrações auxiliem na compreensão e enriqueçam a leitura do texto, devendo reproduzir adequadamente a diversidade étnica da população brasileira, não expressando, induzindo ou reforçando preconceitos e estereótipos. Essas ilustrações devem ser adequadas à finalidade para as quais foram elaboradas e, dependendo do objetivo, devem ser claras, precisas, de fácil compreensão, podendo, no entanto, também intrigar, problematizar, convidar a pensar, despertar a curiosidade.”
Observe as ilustrações abaixo, retiradas de um livro didático. O que você acha dessa maneira que algumas editoras usam para atender a essa exigência?


2 comentários:

Unknown disse...

Visto que o objetivo do PNLD (Programa Nacional de Livros Didáticos) avaliar com rigor as ilustrações respeitando a diversidade étnica da população brasileira, não expressando, induzindo ou reforçando preconceitos e estereótipos. Essa ilustração só reforça a ideía de que professoras são " baixinha, gordinha, usa jaleco e tem sempre algo na mão para direcionar a atenção dos alunos para o quadro".
Podemos ver que a editora tentou uma diversidade a cor da raça, loira e morena.
OBS: Deixaram a desejar

rafael walter disse...

Como a própria Professora disse na aula de segunda-feira, ambas imagens registram o esteriótipo de uma professora, gordinha, baixinha, e de jaleco, com algo em mãos para tacar nos alunos e chamar atenção. Creio que na pós-modernidade nossos ilustradores necessitarão de muita criatividade, tamanha a diversidade que tem tomado conta dos bancos escolares.

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