sábado, 4 de dezembro de 2010

Utilização do filme como ferramenta didática

Resenha do livro Cineducação em Quadrinhos

Emanuelle Kassab Zanon¹


Cineducação é um projeto que visa à utilização de uma linguagem diferenciada e contextualizada com a realidade. Possui dois canais de comunicação na internet: um site (www.modro.com.br/cinema), em que tem um acervo de filmes analisados e podem ser utilizados didaticamente em sala de aula e uma comunidade na rede social Orkut, que permite discutir e analisar os filmes indicados por eles.
Dentre as ações desse projeto temos a publicação do livro “Cineducação em Quadrinhos” (Univille, 2006, 79 páginas), que tem por autor o professor Nielson Ribeiro Modro e ilustrador Paulo Kielwagem. É voltado ao público docente, apresenta a utilização de filmes como recursos didáticos em sala de aula e mostra também a trajetória do projeto, desde a idéia inicial até a  sua aplicação.
O livro é atraente, apresenta seu enredo em forma de HQs (história em quadrinhos) que são divididos em seis capítulos, em que o autor descreve as experiências que o levaram para o desenvolvimento desse projeto: criar um canal de apoio didático, para professores, para utilização de filmes em sala de aula.
Modro inicia sua obra explicando o mundo dos quadrinhos, porque utilizá-los e ressaltando que eles podem ser uma forma divertida de se aprender. Em seguida  parte para a contextualização do leitor em relação aos elementos que serão abordados no livro, descreve o que é uma sala de aula. Para ele, independentemente dos avanços tecnológicos a sua padronização não mudou muito e apesar de existirem alguns recursos na escola, mesmo que defasados, muitos professores ainda não sabem aproveitar deles para tornar suas aulas mais dinâmicas e atraentes. É nesse momento que o autor cita os recursos midiáticos, até mesmo para se trabalhar de maneira interdisciplinar.
No terceiro capítulo o professor mostra como surgiu essa idéia e descreve os fatos que ele vivenciou em uma sala de aula que não era a dele, ou seja, Modro precisou substituir outro professor e lhe foi pedido para passar um filme aos alunos. Ao se deparar com uma sala de aula repleta e a recusa dos alunos em assistir ao determinado filme, o que não seria a primeira vez, o professor simplesmente deixou com que eles fizessem o que queriam. Partindo dessa experiência surgiu à idéia de analisar produções cinematográficas e a ligação entre cinema e literatura, um dos trabalhos realizados nessa fase foi a de buscar alguns filmes que poderiam ser utilizados em sala de aula. Porém ele foi mais longe, desenvolveram um projeto de um site na internet que disponibiliza essas informações.
No quarto capítulo podemos ver que o filme não deve ser banalizado, tapa buraco em aulas vagas, mas também o professor deve ser criterioso e cuidadoso no momento de suas escolhas; saber criar a ponte entre conteúdo e filme, mas também não exagerar no uso dessa ferramenta. O autor cita alguns tipos de professores: os que utilizam o filme para apenas ter tempo livre para si; os exagerados que se deslumbram com a ferramenta e a utilizam sem controle, causando efeito negativo nos alunos e os professores que não aceitam as inovações, sempre achando desculpas para a não utilização dos filmes.
Explicada essa etapa do processo Modro parte para instruir o leitor na utilização do filme como recurso didático, sempre ressaltando que é apenas um complemento das aulas e que o principal elemento ainda é o professor. São várias questões que podem ser complementadas através dos filmes, desde questões geográficas até contextualização épica. “A idéia é que o filme funcione como suporte e auxílio didático. Proporcionando ao aluno o despertar do espírito de pesquisa. Não se limitando apenas às aulas e ao conteúdo do livro didático. Mas procurando outras fontes de pesquisa.” (Modro, 2006, pg. 54).
A obra é finalizada com a apresentação do site do projeto, sua estrutura e a biografia de cada integrante do Cineducação, bem como a Universidade Univille.
Esse livro é bem dinâmico e divertido, a escolha pelo gênero textual HQs possibilitou essa leveza nos conteúdos, porém não perdendo o foco. A linguagem é atual, de fácil entendimento. Suas divertidas ilustrações nos fazem refletir, em muitos momentos, na própria postura que temos em sala de aula. A equipe do projeto acertou na escolha da abordagem e do tema. É muito importante que nos dias virtualizados de hoje os professores possam ter um canal de apoio e auxílio na utilização das ferramentas didáticas. Aqueles que não buscam alternativa para envolver os alunos e não conseguem reciclar seus conhecimentos mantém a forma tradicional de educação, que em nada é atrativa e eficaz.
O autor Nielson Ribeiro Modro nasceu em Terra Boa, interior do Paraná, mas reside a mais de vinte anos em Joinville, Santa Catarina. Formado em Letras na Univille, com Pós-graduações em Língua Portuguesa (FESSV-RJ) e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Univille) e Mestrado em Literatura Brasileira (UFPR). Professor há quase vinte anos, sendo deles dez de docência universitária. Responsável pela disciplina eletiva de Literatura e Cinema e pelo projeto Cineducação, da Univille. O projeto conta com a publicação de mais dois livros: Cineducação: usando o cinema na sala de aula. Casamarca, Joinville, 2005 e Cineducação 2: usando o cinema na sala de aula. Univille, Joinville, 2006.


Referências
Modro, Nielson Ribeiro. Cineducação em quadrinhos. Univille, Joinville, 2006.

1.      Acadêmica do curso de Linguagem e Comunicação, turma 2009 da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral.

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