sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cinema na escola

Por Pricilla L. Soares¹



No início do livro “Cineducação em quadrinhos”  é relatado como foi a escolha do formato de história em quadrinhos (HQs) para se falar do Projeto Cineducação, enfatizando ser esse um método diferente, divertido, que inclusive pode auxiliar didaticamente.
Posteriormente é comentado como as salas de aula continuam com o mesmo formato desde os primórdios. O que mudou é que hoje há mais recursos tecnológicos e sempre se está procurando novas formas para ensinar. Relata que ao menos 50% das escolas municipais e estaduais já possuem Laboratório de Informática e que praticamente todas já possuem recursos visuais como televisão, vídeo/DVD para auxiliar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. Já nos colégios particulares a realidade é outra, pois além de existirem equipamentos adequados e em maior quantidade, eles são utilizados com mais freqüência.
O grande problema é que hoje há muitos professores despreparados, que não conseguem acompanhar os interesses dos seus alunos. Outro fato é que por não conseguir utilizar adequadamente os recursos que dispõe, o professor não consegue fazer com que seus alunos se interessem por suas propostas. A questão é que para utilizar um recurso como um filme didaticamente, é necessário se fazer uma ligação com as disciplinas estudadas, inclusive possibilitando um trabalho interdisciplinar, interligando vários temas.
De acordo com o autor, vivemos em uma sociedade imagética, em que a base das informações é por meio visual. O filme pode ser um estímulo para uma aprendizagem mais ampla sobre determinado assunto, mas o professor deve fazer parte desse processo e saber o que está fazendo, tornando-o uma poderosa ferramenta didática. Dentre os vários trabalhos nessa área, o Cineducação é um deles.
A idéia do Cineducação surgiu a partir de uma experiência que o professor Nielson Modro vivenciou quando teve que cobrir a falta de um professor no início de 2001. Com isso, ele percebeu como alguns professores subestimam o valor desse recurso, pois lhe foi pedido que passasse um filme em uma turma, só que ela já havia assistido o filme três vezes naquele mesmo ano.
Em 2002 surgiu a idéia de ofertar uma disciplina eletiva no curso de Letras da Univille: Literatura e Cinema. Um ano depois formou-se uma turma, focando o trabalho para a análise de aspectos de produção cinematográfica, crítica e a ligação entre cinema e literatura. Um dos trabalhos desenvolvidos na parte final do curso era buscar por filmes que pudessem ser utilizados em sala de aula com finalidade didática. Surgiu então a idéia de um projeto de um site na internet para disponibilizar essas informações. O acadêmico Luís R. de Vargas Valério, ao realizar as buscas por filmes e não achar material disponível, de qualidade e em quantidade suficiente sugeriu o que viria a se transformar no Cineducação.
O projeto, apresentado no final de 2003, teve aprovação e em sua primeira etapa, ocorrida durante o ano de 2004, teve a busca por filmes e a disponibilização das pesquisas realizadas em um site, desenvolvido pelo acadêmico de Design Roy R. Schulemburg. No final de 2004 foi ao ar a primeira versão do Cineducação, com 50 filmes disponíveis para usuários específicos. Já no início de 2005 o site foi disponibilizado para qualquer usuário interessado no assunto. Seu enfoque inicial foi quanto a conteúdos das disciplinas de Literatura e História. Posteriormente, o objetivo foi ampliar ainda mais a gama de possibilidades didáticas, sugerindo filmes a serem utilizados em aulas de várias disciplinas, proporcionando ainda uma possibilidade de interação entre os diferentes campos do conhecimento.
Dentro do Projeto Cineducação foi desenvolvido o livro Cineducação em Quadrinhos, voltado a professores com o intuito de esclarecer a importância da utilização de filmes como uma boa ferramenta didática, desde que utilizado como recurso auxiliar e complementar em relação às aulas, proporcionando ao aluno o despertar do espírito de pesquisa, não se limitando apenas às aulas e ao conteúdo do livro didático.
O projeto também tem um site (www.modro.com.br/cinema) que possui dezenas de filmes sugeridos, contendo sua ficha técnica, um breve resumo da obra e algumas possíveis linhas de trabalho; além disso, uma comunidade no Orkut. O que há são algumas possibilidades de leitura, cabendo ao professor expandi-las durante as aulas.
O livro foi publicado pela Editora Univille, sendo muito adequado por ter uma linguagem acessível, com boas ilustrações e tratando do assunto de uma forma assertiva.

Cineducação em quadrinhos. Nielson Ribeiro Modro; ilustrações Paulo Kielwagen. Joinvile, SC: UNIVILLE, 2006.

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