domingo, 11 de setembro de 2011

Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa - Morretes

 Correio do Litoral - Dom, 11 de Setembro de 2011 09:15

"Sou aluna de Gestão de Eventos, da Faculdade Opet de Curitiba, e gostaria de convidá-los a conhecer o blog do projeto comunitário que estou desenvolvendo com o meu esposo Juliano Rocha (fotógrafo e artista plástico) de forma voluntária, numa comunidade rural de Morretes, a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa.

A biblioteca foi criada de forma voluntária por mim e por meu esposo, em parceria da comunidade rural do bairro Cabrestante em Morretes, no final da Estrada do Anhaia (15km distante do centro de Morretes), na tentativa de levar livros e incentivar a leitura às pessoas que não têm acesso facilitado a uma biblioteca pública perto de casa. Com a ajuda de Edemilson Pereira, ambientalista e proprietário do sítio, aos poucos estamos reunindo livros para o acervo da biblioteca.

Nessa região não há bibliotecas próximas disponíveis aos moradores, nem bancas de jornal, nenhum equipamento cultural que eles possam usar, e dos três colégios municipais e estaduais ao longo da estrada, apenas um funciona.

Quando conhecemos os moradores da região, eles mostraram que tinham muito interesse em diversos assuntos pelos quais também nos interessamos, então resolvemos montar a biblioteca, inicialmente bem tímida com apenas 30 livros da nossa própria estante, o projeto foi crescendo (começamos em junho), através de doações de amigos e colegas, e contatos pelo Facebook, agora estamos perto de 150 livros.

Em Morretes, atualmente só há uma biblioteca privada funcionando que faz empréstimos, mas mesmo assim fica longe das casas dos moradores da Região do Anhaia, visto que é um local acessível apenas por estradinhas de terra. E quando chove, só de moto ou carros 4x4 para vencer esse caminho.

Fiz um blog contando a história do início do projeto e de como estamos direcionando ele para que vire num futuro próximo, uma biblioteca que possa incentivar a leitura, num local de natureza exuberante, mas tão carente de recursos e incentivo por parte dos nossos governantes. O mais gratificante é receber a notícia de que os livros já estão circulando pelas mãos dos novos leitores, inclusive já até recebemos "encomendas" de alguns títulos.

Fiquem à vontade para acessar os links, esse em especial do blog que estou lhe enviando, conta como tudo começou:"

http://bibliotecadositio.blogspot.com

1 comentários:

eli disse...

Meninada!
é bem assim q pensei na nossa biblioteca comunitária no Nazareno! E agora fiquei +++ animada ainda!

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião.