quarta-feira, 13 de abril de 2011

Critérios de avaliação do Estágio Supervisionado

Fiquem atentos!
O Estatuto que regulamenta o Estágio Supervisionado do Curso de Linguagem e Comunicação foi aprovado.
Todos devemos ficar atentos para os critérios de avaliação estipulados no estatuto.
Segue abaixo a ementa sobre a avaliação:

Estágio Supervisionado - Professores Elisiani e Jamil
Avaliação do Estágio
A avaliação será realizada de acordo com o Regimento de Estágio:
Art. 22 - O estágio curricular supervisionado terá suas atividades desenvolvidas a partir de um processo contínuo de avaliação, em que todos as atividades realizadas comporão a avaliação final do estudante. Desse modo, a avaliação caberá a todos os envolvidos no processo (estudante, professor orientador, supervisor em campo), tendo em vista a responsabilidade, a presença em campo, a ética nas ações desenvolvidas, a competência teórico-metodológica, a capacidade de articulação entre os conhecimentos produzidos em sala e a vivência em campo, bem como a postura acadêmico-profissional durante todo o processo.
Parágrafo único: Serão observados os seguintes elementos no processo de avaliação:
I - participação ativa e assiduidade durante as atividades teórico-metodológicas e de vivência em campo;
II – relatórios, resenhas, artigos, portfólios, seminários parciais e finais das atividades desenvolvidas, conforme solicitação do professor orientador do estágio;
III - considerações feitas pelos professores, equipe técnico-pedagógica da instituição do campo de estágio, através de documentação de acompanhamento, caso o professor orientador julgue necessário;
IV – assiduidade e frequência nas atividades em campo, a qual será feita em formulário próprio, devidamente assinado e carimbado pelo responsável das instituições do campo de estágio;
V - a aprovação exigirá conceito mínimo de “AS” para todas as atividades de estágio.
VI - em caso de não aprovação no Estágio Curricular Supervisionado, o estudante deverá refazê-lo integralmente;
VII - o exercício domiciliar, direito do estudante, poderá ser ofertado nas atividades teórico-metodológicas, porém as atividades de vivência pedagógica (atividades em campo) deverão ser cumpridas integralmente, conforme cronograma estabelecido pela COE e aprovado pela Câmara.
Art. 23 - Para efeitos de registro do conceito semestral, caberá ao professor orientador dar o parecer final sobre o desempenho do estudante.
Orientações específicas:
A entrega do artigo, ou esboço do artigo (quando for o caso) e do portfólio com as atividades de estágio será no final do semestre, em data a ser combinada. Os alunos que entregarem fora do prazo estabelecido, em no máximo 3 dias depois, obterão conceito de, no máximo, “AS”.


Critérios de avaliação do Portfólio:
Devem constar no portfólio os relatórios das palestras, visitas e outras atividades de campo realizadas durante o semestre, além do fichamento dos textos que forem lidos no semestre. Outras atividades escritas podem ser solicitadas ao longo do semestre e também deverão compor o portfólio. Além disso, lembrar que portfólio NÃO É apenas um deposito de trabalhos “organizados”. Trata-se de material que, organizando as atividades discentes, permite a reflexão, a ação, a auto-avaliação e a avaliação externa. É um instrumento no qual se registram ideias, motivações, opiniões, propósitos , experiências e opiniões acerca do processo de formação. Agrupe, como você achar melhor, os seus registros de estágio: dados de visitas de campo, resumos de textos, relatórios, produções textuais, anotações diversas, auto-avaliações, fotos, entre outros. Essa organização é bem particular e deve expressar o seu processo formativo no estágio. A finalidade deste instrumento é auxiliá-lo a desenvolver a capacidade de avaliar seu próprio trabalho, refletindo sobre ele, melhorando-o. Enfim, o portfólio registra todas as considerações de ordem crítica que seu autor considera pertinentes. Apesar de ser organizado semestralmente, ao final do curso você terá um único portfólio de estágio. Ele será analisado pelos professores orientadores de estágio e devolvido a você a cada semestre, tendo em vista os critérios aqui estabelecidos.
Critérios de avaliação dos artigos:
Em relação aos textos produzidos, serão observados os aspectos relativos à coerência, coesão, adequação à norma padrão, argumentação e propriedade das informações, bem como a capacidade de articulação dos conhecimentos teóricos com as atividades de campo. A disponibilidade em reescrever os textos produzidos ao longo do semestre, submetendo-os à análise prévia dos professores antes da entrega final, também será levada em consideração na avaliação.
Organização dos artigos:
Estágio I – gera um artigo (deverá ser entregue no fim do mesmo semestre)
Estágio II e III – gera um artigo (deverá ser entregue no fim do estágio III)
Estágio IV e V – gera um artigo (deverá ser entregue no fim d estágio V)
Obs.: os artigos serão feitos individualmente, mesmo que as atividades em campo sejam feitas em duplas ou em grupo. Ao final do Estágio II e IV, o estudante deverá entregar um esboço do artigo que será finalizado no semestre posterior, respectivamente, o qual deverá constar no portfólio do semestre em curso.
Critérios de avaliação das atividades em campo:
Assiduidade, pontualidade, presença, ética, postura acadêmica e profissional. Além disso, em alguns casos, ainda será solicitada uma avaliação escrita por parte do supervisor do campo de estágio em relação ao desempenho nas atividades realizadas pelos estudantes.



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pescadores de tainha na Ilha do Mel é o tema da nova exposição no Museu Oscar Niemeyer